Tortuga Bay é outra excelente atração turística da ilha de Santa Cruz que pode ser feita de maneira autônoma pelo turista, sem necessidade de compra de pacote ou contratação de guia. Mas se o seu objetivo é ver tartarugas gigantes, não se deixe enganar pelo nome. Aqui você muita coisa, menos tartarugas!
Para ir a Tortuga Bay vale a pena pegar um taxi o centro de Puerto Ayora até o ponto em que os veículos são admitidos. O valor é tabelado em U$ 1,50. Dá também pra ir a pé até este local, mas é besteira. Ainda há muita caminhada pela frente e a relação custo-benefício compensa muito!
Após fornecer os dados num posto de controle dá-se início a uma longa caminhada até as praias. O trajeto até seria tranquilo, pois é bem calçado e com poucas subidas e descidas. Mas o sol não dá trégua praticamente nenhum momento. São cerca de 40 minutos até a primeira praia. Então, mais uma vez, não se pode esquecer do kit básico dos passeios de Galápagos: chapéu (ou boné), protetor solar, água e calçado confortável. Pode levar também algum lanche, pois não há nenhum lugar pra se comprar nada nas praias ou no trajeto até elas.
Depois da longa caminhada está a Playa Brava. Local de águas cristalinas e uma grande faixa de areia branca. O lugar é maravilhoso! Pena que não é permitido o banho de mar, por conta das correntezas. Apenas a prática de surfe é permitida. De vez em quando aparece uma iguana andando na areia, um pequeno tubarão passeando no raso ou um pelicano “pescando” no mar. Mas nada de tartaruga!
Seguindo pela areia à direita por cerca de dez minutos se chega à Playa Mansa, essa sim própria para o banho. É uma faixa menor de areia, também muito bonita, co um mar que parece uma lagoa de tão calmo. É onde os banhistas podem nadar à vontade.
Atrás da faixa de areia há um terreno de mangues que o pessoal busca para uma sombrinha. Interessante é que há vários “cabideiros” espalhados perto das árvores para serem usados pelos visitantes, para que bolsas, mochilas, etc. sejam penduradas neles e não nas árvores. Foco na preservação, sempre!
Na minha opinião a Playa Brava é indiscutivelmente mais bonita, e onde se podem tirar fotos mais bacanas. A Playa Mansa é boa pra entrar na água e se refrescar das longas caminhadas. É um passeio que exige certo preparo do turista, mas que recompensa muito bem cada gota de suor deixada no caminho.
Até a próxima!