“Caboclos da Amazônia” mostra a Cultura Amazônica em BH

Exposição 'Caboclos da Amazônia' de Carlos Alcantarino mergulha nas tradições e cultura das comunidades ribeirinhas do Pará. Até 31 de março em Belo Horizonte.
“Caboclos da Amazônia: arquitetura, design e música” – Barco Vigia – Foto: Carlos Alcantarino

“Caboclos da Amazônia: arquitetura, design e música” é uma exposição no Museu Inimá de Paula que mostra a obra de Carlos Alcantarino. Em cartaz até 31 de março, na Rua da Bahia, 1201, no Centro de Belo Horizonte. Ela oferece uma visão profunda sobre as tradições e o modo de vida das comunidades ribeirinhas do Pará, destacando a arquitetura, o design e a música típica da região. Este evento é patrocinado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto Cultural Vale, e apresenta o trabalho do senomado designer paraense.

Carlos Alcantarino, um autodidata em design com formação em engenharia civil, tem se destacado por seu compromisso com o design sustentável e socioambiental. Sua jornada pelas ilhas de Marajó e Combu resultou em uma coleção de mais de 300 peças que capturam a essência da vida amazônica, divididas em quatro categorias: Arquitetura e Interiores, Objetos, Letras e Música.

Em “Caboclos da Amazônia”, a seção “Arquitetura e Interiores” imerge os visitantes na estética única das moradias amazônicas, enquanto a área de “Objetos” traz elementos do cotidiano, como brinquedos de miriti e garrafas do Mercado Ver-o-Peso. A exposição também destaca o trabalho dos “abridores de letras”, artistas que pintam inscrições nas embarcações, na seção dedicada às “Letras”. Por fim, a seção “Música” recria a atmosfera dos bares amazônicos, com ritmos de carimbó e guitarrada.

SERVIÇO

EXPOSIÇÃO CABOCLOS DA AMAZÔNIA – ARQUITETURA, DESIGN, MÚSICA
Até 31 de março de 2024
MUSEU INIMÁ DE PAULA (Rua da Bahia, 1201, Centro – Belo Horizonte | MG)
Horários: terça, quarta, sexta e sábado, das 10h às 18h30 | quinta, de 12h às 20h30 | domingo, das 10h às 16h30
Entrada gratuita
Mais informações: (31) 3213-4320 ou pelo instagram @museuinimadepaula
Sobre a exposição: www.alcantarino.com | Instagram @caboclosdaamazonia

Para mais notícias, clique aqui.

Compartilhe:

0 0 votes
Article Rating
Comente
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Publicações relacionadas:

Minas Gerais

“Caboclos da Amazônia” mostra a Cultura Amazônica em BH

Exposição ‘Caboclos da Amazônia’ de Carlos Alcantarino mostra cultura das comunidades ribeirinhas do Pará. Até 31 de março em Belo Horizonte.